Taboa - Tavoa - Tábua

O concelho de Tábua é muito antigo, ignorando-se, porém, ao certo, a data da sua criação. Não se encontra qualquer referência, nem nas preciosas informações fornecidas pelo Sr. Dr. Augusto de Matos Cid, erudito incansável e competentíssimo inves­tigador das antiguidades da Beira, nem nos minucio­sos apontamentos do Sr. José Teles Corte-Real, ex-Presidente da Câmara de Tábua, nem ainda nos escas­sos documentos existentes no arquivo da Câmara Muni­cipal, que não vão além do princípio do século XVIII.

1700

Fundação Concelho

Em 1700, já aparece o nome do concelho de Taboa ou Tavoa.
Em 1721, a sede tinha mudado para Alvarelhos, também pequeno agregado de poucos fogos ou vizinhos , que aparece com o nome de Alvarelhos de Taboa, e que hoje, já perdido o nome, constitui um pequeno bairro situado no centro da Vila.

1854

Constituição da Freguesia

No ano de 1854, ficou o concelho constituído por 17 freguesias: Ázere, Candosa, Carapinha, Covas, Covelo. Farinha Podre, Midões, Oliveira do Cunhedo, Oliveirinha, Paradela, Póvoa, S. Martinho, S. Paio, S. João da Boa Vista, Sinde, Travanca de Farinha Po­dre e Taboa.

Abril

Feriado

Atualmente o feriado municipal do concelho é a 10 de Abril, data em que foi restaurada a sua sempre pretendida Comarca, fixada aqui e agora de­finitivamente, após a recente inauguração do majes­toso Palácio da Justiça, legitimo anseio de muitas gerações.

Hoje

A Freguesia

A Freguesia cresceu extraordinariamente e desenvol­veu-se muitíssimo nos últimos anos, mercê de um forte surto de progresso, que se mantém ainda, prevendo-se que tenha presentemente à volta de 5 000 habitantes. Airosa e moderna, no seu conjunto, situa-se na margem esquerda do Mondego, talvez, por ora, a uns escassos 2 quilómetros do rio.

Toponíma

O topónimo de Tábua ficará sempre associado a uma ponte de tábuas que existiu em tempos do Condado Portucalense. Tábua foi, no séc. XII, honra e julgado dos Cunhas por dádiva da Infanta D. Teresa, estendendo-se o poderio desta família por vários séculos. Todavia, Tábua nunca teve foral, novo ou velho, tendo passado a ser sede de concelho a partir de 1853, altura em que se extinguiu o concelho de Midões, em virtude da culpa formada sobre João Brandão por vários crimes.

Património

Tábua possui um vasto património arquitetónico e natural. Aprecie as nossas quintas, pelourinhos seculares e igrejas, repletas de preciosidades.

Igreja Matriz de Tábua

Edificada no século XIX, veio substituir um templo anterior que ruiu. Os retábulos são de inspiração setecentista, apresenta uma estrutura em calcário do século XV.

Casa da Família Soares de Albergaria

(Localizada nas proximidades da Igreja Matriz) Datada do século XIX, pertence atualmente à Santa Casa da Misericórdia.

Capela do Senhor dos Milagres

Templo construído no século XVIII. É constituído por um alto corpo octogonal e por outro retangular, abrangendo este último a capela-mor e a sacristia.

Casa dos Milagres

(Junto à Capela do Senhor dos Milagres) Pertence à família Portela, sendo datada do século XIX.

Escola Conde de Ferreira

Atual edifício da Freguesia de Tábua. Conde de Ferreira de seu nome Joaquim Ferreira dos Santos (Porto 1782-1866), mandou edificar 120 escolas.

Casa da Família Caeiro da Mata

É datada de 1743. Ostenta na fachada duas escadas em sentidos opostos. Possui típicas janelas retangulares.

Biblioteca Municipal de Tábua ''João Brandão''

Edifício que inicialmente foi tribunal, cadeia, paços do concelho e grémio da lavoura.

Praça Alexandre Herculano

(Ao lado da residencial João Brandão) Local onde antigamente se realizava o mercado.

Arco da Vila

(Situado em frente à Praça Alexandre Herculano).

Casa de Sarah Beirão

Casa onde viveu a escritora Sarah Beirão, foi convertida em museu, albergou uma pequena biblioteca.