Imprimir esta página

Património

Tábua possui um vasto património arquitetónico e natural. Aprecie as nossas quintas, pelourinhos seculares e igrejas, repletas de preciosidades.

Igreja Matriz de Tábua 

Edificada no século XIX, veio substituir um templo anterior que ruiu. Os retábulos são de inspiração setecentista; nas paredes da nave podem observar-se dois outros retábulos do século XVII e XVIII, ostentando painéis esculpidos com figuras em relevo. Apresenta uma estrutura em calcário do século XV, da Virgem com o Menino. Existe ainda uma custódia de prata dourada, do século XVI e de um cálice em prata, do século XVI, com base circular e decorado com querubins. De salientar são também castiçais em estanho, do século XVIII e uma casula em seda decorada a ouro, datada do século XVII.

 
Casa da Família Soares de Albergaria 

(Localizada nas proximidades da Igreja Matriz) Datada do século XIX, pertence actualmente à Santa Casa da Misericórdia.  

 
Capela do Senhor dos Milagres 

Templo construído no século XVIII. É constituído por um alto corpo octogonal e por outro rectangular, abrangendo este último a capela-mor e a sacristia. Possui três portas, sendo a principal decorada com pilastras e misulas simuladas e encimada por um óculo quadrilobado. Conserva as imagens do Senhor dos Milagres de S. José e da Senhora da piedade.

 
Casa dos Milagres 

(Junto à Capela do Senhor dos Milagres) Pertence à família Portela, sendo datada do século XIX.   

 
Escola Conde de Ferreira

Actual edifício da Freguesia de Tábua e do Posto de Turismo Municipal.Conde de Ferreira de seu nome Joaquim Ferreira dos Santos (Porto 1782-1866) constitui fortuna no Brasil e em África, quando regressou a Portugal mandou edificar 120 escolas, fez donativos a diversas instituições sociais e foi o fundador do Hospital dos Alienados do Porto. Através de D. Maria obteve os títulos de Barão (em 1842), Visconde (em 1843) e Conde (em 1856) . 

 
Casa da Familia Caeiro da Mata

(Localizada em frente aos Paços do Concelho) É datada de 1743. Ostenta na fachada duas escadas em sentidos opostos. Possui típicas janelas rectangulares.  

 
Biblioteca Municipal de Tábua ''João Brandão'' 

Edifício que inicialmente foi tribunal, cadeia, paços do concelho e grémio da lavoura. João Victor da Silva Brandão nasceu em Casal da Senhora, freguesia de Midões. Envolveu-se em lutas politicas contra apoiantes de D. Miguel – absolutistas. Foram-lhe atribuídos vários crimes, no entanto nenhum deles chegou a ser provado. Foi condenado à morte por ser acusado de assassínio do Padre Portugal, mas a pena foi alterada, sentenciando-o à execução de trabalhos públicos em África, onde acabou por falecer em 1880.

 
Praça Alexandre Herculano 

(Ao lado da residencial João Brandão) Local onde antigamente se realizava o mercado.   

 
Arco da Vila 

(Situado em frente à Praça Alexandre Herculano)

 
Casa de Sarah Beirão 

Casa onde viveu a escritora Sarah Beirão, foi convertida em museu, albergou uma pequena biblioteca, actualmente a Escola Profissional EPTOLIVA.